Foto: Redes Sociais (Reprodução)
O Policial Militar acusado de matar um jovem de 19 anos, já rendido e algemado, responderá por homicídio qualificado. A denúncia do Ministério Público Estadual (MP-RS) foi aceita na terça-feira (6) pelo Juiz de Direito Vancarlo André Anacleto, que atua em substituição na Vara Judicial da Comarca de Bom Jesus.
O crime ocorreu no dia 4 de março deste ano, na BR-285, no município da Serra Gaúcha. Conforme a denúncia, o policial teria atirado contra o jovem mesmo após ele ter sido rendido, o que configura execução sumária. A vítima foi atingida na cabeça e no peito. Segundo laudo pericial, a causa da morte foi hemorragia interna provocada pelos disparos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O caso havia sido arquivado, mas foi reaberto no fim de junho, após o recebimento de uma denúncia anônima ao MP-RS. O material incluía um vídeo que registra o momento dos disparos. Nas imagens, o jovem aparece algemado, deitado no chão, quando é atingido pelos tiros — o que contradiz as primeiras versões apresentadas pelos policiais envolvidos.
- Todos os requisitos legais foram observados na apresentação da presente peça acusatória, que atende aos pressupostos processuais, condições da ação e evidente justa causa para a ação penal - afirmou o magistrado na decisão que tornou o brigadiano réu.
O policial está preso preventivamente desde 10 de julho.